Segurança em casa
Apesar de normalmente termo a ideia de que a nossa casa é o local mais seguro para o nosso animal, ás vezes isso pode não corresponder á realidade. Infelizmente são vários os perigos que espreitam, de seguida iremos numerar os mais frequentes.Produtos químicos e venenos
Nesta secção encontram-se abrangidos os produtos de limpeza, os insecticidas, os venenos para ratos, os produtos bricolage e jardim. Felizmente muitos deles têm um cheiro muito ativo, o que repele as investidas do seu animal. Mas em qualquer caso é muito importante ter em atenção que após casa utilização de um destes produtos deve ter sempre o cuidado de fechar corretamente a sua embalagem. Tenha por hábito manter as embalagens dentro de um armário fechado à chave ou que tenha uma porta demasiado pesada para que ele não a consiga abrir.
Caso haja necessidade de no seu jardim colocar algum tipo de veneno tenha especial cuidado, porque quer o seu animal quer um animal vadio pode ser seriamente afetados.
Do mesmo modo elimine a comida estragada e vede bem o caixote do lixo, inclusive se tiver um no exterior.
Plantas
A maioria das plantas ornamentais que se encontram nas nossas casas são toxicas para os animais. Eles adoram trincar as suas pontas e chegam inclusive a engolir partes delas. Além dos produtos que existem nas plantas, algumas têm uma consistência que as tornam abrasivas para a parede do estômago e do intestino.
Tente na medida do possível confinar as plantas a uma divisão da casa à qual a o seu animal não tenha acesso, para bem do seu animal e das suas plantas.
Utensílios domésticos
Tenha especial atenção quando levar um gatinho ou um cachorrinho para casa. Deve colocar salva-vidas (pequenas peças de plástico que se introduzem e tampam) em todas as tomadas que não estejam a ser utilizadas. Deve também proteger todos os fios eléctricos de alimentação de aparelhos domésticos. Noa casos de grande aglomeração de fios como acontece no escritório com o computador ou na sala com a televisão e a aparelhagem, deve proteger estes fios colocando-os numa calha ou tentar que passem entre os móveis e a parede ficando inacessíveis para o seu animal. Cuidado com um fio que esteja retorcido, que mexa ou que esteja pendurado, como é o caso do fio do ferro de engomar, pode ser uma tentação. Se o seu animal o morder e os seus dentes conseguirem perfurar a cobertura de plástico irá de certeza apanhar um choque elétrico.
Atenção às placas difusoras de calor, visto não apresentarem chamas podem causar queimaduras graves quando os animais inadvertidamente passam por elas.
Não deixe o seu animal circular perto do fogão após ter estado a cozinhar.
Decoração
Caso deixa o seu animal circular livremente pela casa tenha o especial cuidado de não deixar objetos de valor que ele, num descuido, possa estragar ou partir.
Ter cuidado com objetos mais pesados que se encontram no cimo dos móveis que no meio de uma corrida ou perseguição possam cair sobre o seu animal e causar lesões graves.
Do mesmo modo tenha atenção a tudo o que se ponha sobre uma toalha numa mesa, especialmente se a toalha tiver franjas. Pode chamar a atenção ao seu animal que ira pendurar-se e puxar o conteúdo da mesa sobre ele.
Apesar do que possa pensar, uma janela aberta pode ser um grande fator de risco para o seu gato. A partir mais ou menos da altura correspondente a um segundo andar, os gatos deixam de ter noção da distância real a que estão do chão. É devido a este fato que é mais comum relatos de gatos que caem de andares mais altos do que de um primeiro andar. Cuidado porque a perseguição de uma mosca ou uma borboleta no parapeito de uma janela pode desequilibrar o gato levando a sua queda.
Sem comentários:
Enviar um comentário