quarta-feira, 20 de abril de 2011

Prevenção de acidentes


Segurança no exterior


Passear sozinho ou sem trela

Um animal que tenha acesso ao exterior encontra-se sujeito a inúmeros perigos. Sempre que possível delimite o seu acesso á rua. Um dos factores de grande angústia para os donos é quando o seu animal desaparece durante dias regressando muitas vezes bastante ferido.
Deve ter presente que ao frequentar a rua o seu animal encontra-se sujeito a doenças, transmitidas pelos outros animais, que podem ser extremamente debilitantes ou até fatais. Mesmo um programa vacinal completo não protege contra todas as doenças existentes.


Viagem de automóvel


NUNCA viagem com o seu animal sem estar devidamente acondicionado dentro de uma transportadora ou preso com cinto de segurança apropriado.
Quando o deixam ir á solta ele pode facilmente assustar-se saltar para cima do dono ou colocar-se debaixo dos pedais e provocar um acidente. Deve ter especial atenção ao tipo de transportadora utilizada
existem vários modelos no mercado. Opte por uma de plastico resistente e com porta de rede rígida metálica. Quando a for comprar teste a porta para ver a sua resistência e se as pequenas peças que unem as duas metades encaixam perfeitamente.
Mesmo quando se encontrar na sala de espera do seu Veterinário Assistente apesar dos protestos do seu animal não caia na tentação de o soltar.
No caso de ter de deixar o seu animal dentro do carro num dia quente, tenha sempre atenção de o deixar estacionado numa zona fresca á sombra e com um pouco dos vidros abertos para que haja ventilação. Atenção que um golpe de calor é uma emergência clínica!!
No caso de viagens longas deve restringir o acesso á comida e água duas a três horas antes do início da viagem. Mas se viajar durante o tempo quente é importante providenciar água fresca várias vezes ao dia. Tente na medida do possível fazer as viagens longas ao amanhecer ou ao entardecer ou inclusive durante a noite. Só em caso de necessidades faça viagens durante o período mais quente do dia.
Esteja muito atento aos sinais como respiração muito ofegante, boca aberta com a língua muito rosada e exteriorizada.
Nestes casos é importante que pare, que leve o seu animal a um sítio fresco e lhe dê água até acalmar.

Jardim


Neste espaço podemos contra com a presença de produtos químicos nas plantas, as próprias plantas, o caixote do lixo, a presença de cercas de arame ou metálicas. tudo isto são factores que podem constituir perigo. Deve ter especial cuidado se morar perto de uma zona que esteja em obras. Caso no seu jardim haja um pequeno lago, tanque ou poço,piscina é importante colocar rede de proteção. Mais uma vez é necessário manter os produtos químicos utilizados no jardim devidamente acondicionados e trancados num armário. Caso faça tratamentos intensivos, por exemplo às arvores de fruta deve no dia seguinte evitar a saída do seu animal. Nunca deixe utensílios de corte esquecidos, uma corrida pelo jardim pode acabar num corte profundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário